Cuidados

Cuidados que devem ser tomados no banho e tosa de seu Pet



  Banho, tosa, condicionamento do pêlo e tratamento dos ouvidos e unhas são os itens básicos de qualquer tratamento de beleza dos nossos animais de estimação. No caso de algumas raças, o banho talvez seja um dos procedimentos mais importantes, isto porque um banho inadequado para uma raça pode prejudicar o aspecto do pelo  impróprio para a tosa, ou mesmo deixá-lo susceptível à doenças dermatológicas. A qualidade dos produtos é muito importante no resultado final de um tratamento estético.No nosso Pet Shop, tomamos muito cuidado e sabemos que isso deve ser feito para prevenir algumas doenças que podem ser transmitidas, pois diversos agentes infecciosos podem ser contraídos num estabelecimento de banho e tosa com condições higiênicas inadequadas. Entre eles, destacam-se as dermatofitoses (enfermidades de pele produzidas por fungos), as parasitoses cutâneas (as sarnas), que podem surgir se os instrumentos e materiais utilizados não estiverem limpos e desinfetados, e os ectoparasitas (Pulgas, piolhos e carrapatos). Além dessas, outros problemas podem surgir como ulcerações e processos inflamatórios.O uso de produtos errados num procedimento como o banho e tosa, resulta desde danos à saúde do animal, como despesas aos proprietários, que poderiam ser evitadas.Os cuidados também devem ser redobrados para não encostar a máquina quente nos animais, o que pode ocasionar queimaduras.
  
Vamos falar sobre limpeza de áreas específicas do corpo do animalzinho.
  Abdômen e ânus – O excesso de pêlo na área do abdômen deve ser removido com o cuidado necessário para não queimar o animal com a lâmina. Na região anal, deve ser removido qualquer excesso de pêlo longo com uma tesoura ou também com uma lâmina para prevenir que se acumulem resíduos. Essa tosa é chamada tosa higiênica.

 Olhos – Os olhos são preocupação constante nas raças de olhos salientes e rugas na face, como o pug, o pequinês e o shih-tzu. Para a remoção de secreções e para a limpeza em volta da área do olho utIliza-se um produto específico, quando necessário, evitando irritação local.


Ouvidos – Todas as raças devem ter seus ouvidos limpos regularmente. Até mesmo o dono pode limpá-las semanalmente, protegendo o cão e o gato de infecções. Raças como poodle, cocker spaniel e setter inglês, que têm orelhas caídas, são propensos a maior acúmulo de pêlo e umidade, que acumulam no canal do ouvido. Este pêlo deve, então, ser removido para que haja ventilação no conduto auditivo. Já raças com orelhas mais abertas como pastor alemão e pinscher, com menos acúmulo de pêlos, pedem, mesmo assim a aplicação de pó medicinal para prevenir problemas.

Rugas – Cães que possuem rugas na face, como o bulldog, bloodhound, sharpei e boxer, devem ter cuidados especiais de modo a prevenir irritação e infecção nesta área. Para limpá-las, deve-se lavar com água morna e algodão e depois secá-las com um algodão seco. A seguir, deve-se aplicar talco próprio dentro das rugas com o auxílio dos dedos. Isto deve ser feito semanalmente.

  Unhas – Muitas raças precisam de um corte de unhas a cada quatro ou seis semanas. Para isso, há uma grande variedade de cortadores: o tipo tesoura (para cães pequenos), o tipo guilhotina (para cães médios) e o tipo alicate pesado (para cães grandes). Não se deve cortar as unhas dos seus pets em casa, pois dentro delas existe um vaso sangüíneo que, principalmente, em unhas escuras fica difícil de localizá-lo. Cortando esse vasinho além de ser dolorido para o animal sangra bastante.A secagem é feita, usando um secador profissional de chão de alta velocidade e um soprador que espalha os pêlos, garantindo boa secagem da pele também..